Crescimento, uma mera questão de sobrevivência. “como os coeficientes econômicos são utilizados na avaliação contábil – financeira das cooperativas”
1.1 TEMA
O tema que iremos desenvolver será “CRESCIMENTO, UMA MERA QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA; COMO OS COEFICIENTES ECONÔMICOS SÃO UTILIZADOS NA AVALIAÇÃO CONTÁBIL - FINANCEIRA DAS COOPERATIVAS” .
1.2 JUSTIFICATIVA
Ao longo das décadas, a inflação foi constante na vida do povo brasileiro, sendo que todos os malefícios causados foram assimilados pelo “Organismo Social”. Além da desorientação individual, a inflação crônica que assolou o Brasil fez verdadeiros estragos no segmento empresarial onde os ganhos da produtividade foram suplantados pêlos financeiros. Muitas empresas, neste período, face aos ganhos com a inflação, deixaram de investir em Recursos Humanos, em novos métodos de trabalho, modernização de maquinário e reciclagem tecnológica.
Com a abertura do mercado, a competitividade começou a crescer em proporções grandiosas, gerando evidentemente uma competição desigual entre grandes e pequenas empresas.
Para as pequenas empresas poderem competir no mercado juntamente com as grandes, elas começaram a se unir e dessa união surgiu a Cooperativa. Evidentemente, essas cooperativas iniciaram sem uma análise contábil. Com o crescimento e grande expansão elas começaram a ter necessidade das ferramentas contábeis para a minimização dos gastos e maximização das riquezas.
1.3 OBJETIVO
1.3.1 Objetivo Geral
Mostrar que por meio da grande competitividade desencadeada em diversos segmentos produtivos do país, ocorreu um crescimento positivo das cooperativas, principalmente nas cooperativas regionais.
1.3.2 Objetivo Específico
Demonstrar como os coeficientes econômicos influenciam na avaliação contábil financeira das cooperativas.
1.4 PROBLEMATIZAÇÃO
Podem os coeficientes econômicos ajudar nas tomadas de decisões dos cooperados?
1.5 HIPÓTESE
1. Hipótese Básica
A análise contábil e financeira é uma