Crescimento Populacional entre São Paulo e BH
Esta pesquisa foi desenvolvida com o propósito de demonstrar por meio de gráficos, informações quantitativas e comparações, o crescimento populacional ocorrido nas cidades São Paulo e Belo Horizonte, em um período de 10 anos (2000/2009). O enfoque dessa pesquisa foi destinado ao crescimento populacional ao longo de 2000 a 2009 com embasamento em dados disponibilizados pelo IBGE, publicados no Diário Oficial da União.
2- CENSO DEMOGRÁFICO
Censo demográfico é o nome que se da à pesquisa feita sobre a população em geral de um determinado local, seja ele país, estado, cidade ou até mesmo bairro. As informações consistem em número de homens, mulheres, crianças, idosos, além de onde e quais as condições em que essas pessoas vivem, o trabalho e estudo de cada uma, e etc. Há também o recenseamento demográfico, que é uma contagem realizada de dez em dez anos no Brasil.
O órgão oficial responsável pela análise e coleta de dados é o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Segundo Orson Camargo, mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas, os recursos necessários para o Censo ser realizado, são:
• Universo a ser recenseado: todo o Território Nacional brasileiro
• Número de municípios: 5.565 municípios
• Número de domicílios: aproximadamente 58 milhões
• Pessoal contratado e treinado: cerca de 240 mil pessoas (coleta, supervisão, apoio e administrativo)
• Orçamento previsto: R$ 1,4 bilhão
• Tecnologia: centenas de computadores em rede nacional, rede de comunicação em banda larga e 220 mil computadores de mão equipados com receptores de GPS.
O objetivo do Censo Demográfico é mostrar a evolução da população de determinado local, o que inclui, além da estrutura etária, os niveis de: saúde, renda, emprego, educação. Faz também um levantamento de deficientes, sejam eles auditivos, visuais e etc. Quais são as condições de trabalho, habitação e como é o acesso ao saneamento básico, energia