Crescimento mercado imobiliário zona leste
Em alguns países a situação é muito mais alarmante, como a Irlanda, que apresentou retração de 17% no preço dos imóveis em 2011 (Knight Frank Global House Price Index, GHPI, 2012). Outros países da Europa ainda conseguiram crescer em 2011, como a Alemanha, com crescimento de 5% no setor , segurando uma possível recessão no mercado imobiliário na Eurozona. Até a China apresentou retração no setor, com crescimento negativo de 2% (GHPI, 2012), devido às medidas intervencionistas do governo. Segundo a pesquisa, 60% dos países cobertos pela pesquisa apresentaram retração nos preços dos imóveis (GHPI, 2012).
Na contramão disso, vem o Brasil, com o maior crescimento no mercado imobiliário em 2011, segundo essa mesma pesquisa da Global House Price Index (GHPI, 2012). O país ficou em primeiro lugar em crescimento com aumento da média de preços de 26% em 2011 entre os países pesquisados, fazendo com que investidores do setor se interessem ainda mais pelo país.
Enquanto isso, o mercado de imóveis em São Paulo vem refletindo o comportamento do mercado imobiliário brasileiro. No estado, em 2011, segundo a SECOVI, 47% das