Crescimento humano na teoria de vygotsky
PEDAGOGIA
Ana Souza Braz
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR E INDIVIDUAL
Cidade Ocidental
2012/1
LUCIENE DE MORAES SANTOS
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR E INDIVIDUAL
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas O Trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos; Comunicação e Linguagem; Psicologia da Educação II; Educação e Diversidade: Relações Étnico-Raciais.
Prof. Vilze Vidotti Costa; Lilian Salete Alonso; Carlos Eduardo Gonçalves; Fabio Luiz da Silva.
Cidade Ocidental
2012/1
Na teoria de Vygotsky, encontramos uma visão de crescimento humano baseado na ideia de um organismo onde o pensamento é construído em um ambiente histórico e social: a criança reconstrói de dentro para fora internamente de uma brincadeira ou aprendizado externo que acontece todos os dias. Este crescimento interno e dito por Vygostsk de dupla estimulação, tudo que está no sujeito existe antes no social.
Acredito nesta visão de que somos frutos do ambiente em que vivemos dos amigos que temos da família. Sou cristã aprendi em minha casa que este e o melhor caminho desde pequena com atitudes da minha mãe do meu pai e me tornei o que sou hoje por consequência da família e cultura do meu estado. Por exemplo, a criança que está aprendendo a vogal a enquanto ela não internalizar e puder pensar sobre a vogal ao ponto de entender que a perninha da letrinha e feita para o lado direito ela sempre vai fazer para cima ou aleatório. Ou seja, o aprendizado acontece primeiro de dentro para fora.
As interações sociais na visão sócio-histórica permite pensar que o ser humano está em constante construção e transformação que, dependendo do seu ambiente social e cultural abre ao sujeito um leque de olhares possibilidades para a vida em sociedade ou pessoal familiar.
Para Vygotsky, é na vivencia entre as