Crescimento fisico e desenvolvimento psicomotor até os dois anos
Um Tópico em psicologia pode ser abordado de uma variedade de perspectivas. A perspectiva biológica pode ser descrita como a ativação dos nervos. A perspectiva comportamental, a ação pode ser descrita sem referencia a nada no interior do seu corpo. A perspectiva cognitiva, sua ação pode ser explicada em termos de objetivos e planos. As cinco perspectivas descritas nesta seção representa as principais abordagens do estudo moderno da psicologia.
A Perspectiva Biológica
A abordagem Biológica do estudo dos seres humanos e outras espécies procura relacionar o comportamento explícito a eventos elétrico e químicos que ocorrem dentro do corpo. A abordagem biológica da depressão, procura compreender este transtorno em termos de mudanças anormais nos níveis de neurotransmissores, que são substancias produzidas no cérebro que possibilitam a comunicação entre células nervosas.
O cérebro humano é dividido nos hemisférios direito e esquerdo, e as regiões dedicadas ao reconhecimento de rosto parecem esta localizadas principalmente no hemisfério direito. Na maioria dos indivíduos destros,o hemisfério esquerdo é especializado para compreender a linguagem e o hemisfério direito é especializado para interpretar relações espaciais.
A amnésia infantil pode dever-se em parte, a um hipocampo imaturo, uma vez que esta estrutura não se desenvolve plenamente até um ano ou dois depois do nascimento.
A perspectiva Comportamental
A perspectiva comportamental concentra-se nos estímulos e respostas observáveis. Os tipos de respostas que elas se dão por sua vez são a você (recompensa, castigo ou indiferença). Com relação a obesidade algumas pessoas podem comer em excesso(uma resposta especifica).
A Perspectiva Cognitiva
A perspectiva cognitiva tende negligenciar atividades humanas complexas como o raciocínio, o planejamento a tomada de decisão e a comunicação. A cognição preocupa-se com processos mentais como percepção,