Desenvolvimento físico e psicomotor depois dos dois anos
- A psicomotricidade está relacionada ás implicações psicológicas do desenvolvimento e da atividade corporal na relação do organismo no meio em que se desenvolve. O aspecto mais relevante do desenvolvimento após os dois anos está ligado à extensão e ao refinamento do controle sobre o corpo e seus movimentos. Onde ocorrem notáveis transformações tanto no âmbito prático (da ação) quanto o simbólico (da representação), ou seja, no desenvolvimento psicomotor.
A curva do crescimento depois dos dois anos
Em média, a partir os três anos, as crianças crescem de 5 a 6 cm por ano e aumentam seu peso de 2 a 3 kg, de forma muito regular e estável. Com a chegada da puberdade, a velocidade do crescimento aumenta um pouco, tornando-se lenta a partir daí até a sua parada definitiva pouco depois.
- Dimorfismo sexual é a diferença de crescimento entre meninos e meninas.
O controle do corpo e da atividade psicomotora
• Bases e características do progresso psicomotor
- Controle pré-frontal da atenção, ou seja, a atenção passa a ser mais voluntária, mais mantida e mais estável (menos suscetível as coisas do ambiente).
- Processo de mielinização dos neurônios motores, que facilita a comunicação dos neurônios.
- Melhorias no controle motor e funcionamento cognitivo.
- Lei próximo-distal e céfalo-caudal.
- Independência: capacidade de controlar cada segmento motor.
- Coordenação: capacidade de encadear e associar padrões motores independentes.
• A caminho do domínio psicomotor
O caminho do domínio psicomotor acontece da seguinte forma: primeiramente ocorre a psicomotricidade invisível, aquela que provoca mudanças que afetam os indivíduos, mas que possuem aspectos difíceis de serem observados à primeira vista. Depois, temos a tonicidade muscular, que é o grau de tensão existente em cada momento no interior de nossos músculos. O equilíbrio, que dá autonomia funcional e independência motora. O controle respiratório,