ALINE KENIA
Este estudo exploratório é uma revisão bibliográfica que se norteou pela seguinte indagação: As atividades de psicomotricidade pode favorecer o desenvolvimento global de crianças de quatro e cinco anos? Nossa hipótese é de que o trabalho sistematizado de psicomotricidade na Educação Infantil contribui para o desenvolvimento, tanto psicomotor, quanto sócio-afetivo e cognitivo, além possibilitar a aquisição de habilidades necessárias para o desenvolvimento da linguagem.
A pesquisa foi desenvolvida tendo como referência a literatura pertinente ao tema, publicações em revistas pedagógicas e sites das redes eletrônicas e artigos acadêmicos.
Colocar os achados da pesquisa (conclusão)
ABSTRACT (Resumo em língua estrangeira – Elemento obrigatório)
INTRODUÇÃO
O presente estudo de monografia aborda a temática Desenvolvimento Psicomotor e Psicomotricidade de crianças de quatro e cinco anos, no contexto da Educação Infantil.
No capítulo I, apresentamos o desenvolvimento psicomotor como aspecto fundamental para a formação da criança em todas as etapas de sua vida, principalmente na primeira infância, quando ela estabelece relações com o mundo que a cerca, iniciando uma leitura da realidade. Segundo Le Boulch (1987) atividade psicomotor tem como objetivo proporcionar a motricidade espontânea, a motricidade coordenada e a motricidade rítmica.
No capítulo II, o leitor encontrará um breve histórico sobre a Educação Infantil com recorte para o contexto da história da educação infantil no Brasil desde seu surgimento e seus objetivos (segunda metade do Século XIX), até a década de 1990 quando foram promulgadas a Constituição de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei Nº 9.394/96 que organizam o sistema educacional, atualmente.
No capítulo III, discutiremos a educação infantil e como ela representa, na organização escolar, um momento e um espaço propícios à elaboração do movimento físico da criança. Esta pesquisa se justifica