Crescimento economico basta e a Publicidade.
Faculdade de Serviços Social
Elisa Gubert da Silva Dutra
Crescimento Econômico Basta e a as Publicidades
Porto Alegre
2014
Elisa Gubert da Silva Dutra
Crescimento Econômico Basta e as Publicidades
Trabalho sobre falácias, valendo parte da nota de G1 para a disciplina de Realidade Social e Questões Contemporâneas da Faculdade de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica.
Profª Gleny Guimarães
Porto Alegre
2014
Intodução Este trabalho tratará da falácia nas propagandas comerciais de cervejas e de cigarros. A palavra falácia vem do latim “fallare” que significa enganar. Este tipo de falácia induz as pessoas a uma percepção distorcida da realidade social.
Desenvolvimento Como vimos na introdução, falácia nada mais é do que uma forma de enganar a população na percepção de uma realidade que não existe para todos. Vemos muito isso nos anúncios comerciais e propagandas de mídia eletrônica referente a bebidas alcoólicas e cigarros, estes últimos, felizmente proibidos na televisão. Uma das dez falácias de Kliksberg diz que: “Crescimento econômico basta”, e é nesta realidade que as agência de publicidade dos produtos acima citados se baseiam, prometendo um mundo um mundo maravilhoso mas completamente fora do mundo real em que a maioria das pessoas vivem. Os fabricantes desses produtos não se importam se as pessoas que os consomem irão adoecer a longo prazo ou não, motivados pelo malefícios causados pelo uso continuo dos produtos. A eles somente interessa o aumento de suas vendas e que suas metas sejam alcançadas, sem a menor preocupação com que os produtos causam em grande parte da população que os consome, iludindo-os através de peças publicitários falaciosas. Na maioria da propagandas e anúncios são colocadas, muitas vezes, mulheres bonitas e com forte apelo sexual, carros potentes e luxuosos, tendo como fundo belas mansões e