trabalho interdisciplinar
ARAÚJO, Geraldino Carneiro; BUENO, Miriam Pinheiro; SOUSA, Adriana Alvarenga; MENDONÇA, Paulo Sergio Miranda. Sustentabilidade empresarial: Conceito e Indicadores. III CONVIBRA. UFMS. 2006.
PALAVRAS-CHAVE
CITAÇÕES
REFLEXÕES
Conscientização
O crescimento é inevitável, é preciso criar uma estrutura para suportá-lo, supri-lo; de maneira a produzir mais, reciclar mais, conscientizar mais, e consumir menos. A população tem que agir menos agressivamente em relação ao meio ambiente, pois os recursos naturais são limitados.(ARAÚJO;BUENO;SOUSA,et AL, 2006)
É preciso ter consciência de que o planeta precisa de nos, precisamos reciclar hoje para deixar um mundo mais limpo para os nossos netos.
Sustentabilidade
Sustentabilidade é a capacidade de se auto-sustentar, de se auto-manter.
Uma atividade sustentável qualquer é aquela que pode ser mantida por um longo período indeterminado de tempo, ou seja, para sempre, de forma a não se esgotar nunca, apesar dos imprevistos que podem vir a ocorrer durante este período.(ARAÚJO;BUENO;SOUSA,et al, 2006) Quando uma organização é ecologicamente sustentável, ela também atua de forma socialmente responsável, atendendo os interesses de todos por longos períodos.
Lucratividade
O objetivo fundamental de qualquer organização é obter o maior retorno possível sobre o capital investido. Para tanto, utiliza-se de ferramentas disponíveis para estar à frentedos concorrentes, obtendo maiores margens e fatias de mercado. (ARAÚJO; BUENO; SOUSA, et AL, 2006)
As organizações possam contribuir para a sustentabilidade devem modificar seus processos produtivos, quando for necessário, para se tornarem ecologicamente sustentáveis
Evolução
A evolução do pensamento sustentável, que parte da esfera pública, cabendo a cada nação promover o desenvolvimento sustentável em seu território, chega às organizações privadas e os clientes passam a serem mais exigentes, demandando uma posição mais responsável por parte