análise de mercado
R: Segundo Porter (2004), a intensidade da concorrência de uma indústria é determinada por sua estrutura econômica básica, não se restringindo apenas ao comportamento dos atuais concorrentes. Para ele, em toda indústria existem cinco forças competitivas básicas que competem entre si em busca da “maior parte do bolo” e que juntas determinam o grau de concorrência e o potencial de lucro final na indústria. Nas formulações das estratégias não basta conhecer somente si próprio, é necessário conhecer todo o ambiente externo que o cerca.
Análise de macroambiente:
Cartão de crédito: Fator econômico e cultural. Econômico, por que com o amplo crescimento da classe média no Brasil as grandes lojas precisam dessa ferramenta de fácil negociação para se manter no mercado, além disso a grande disponibilidade de crédito gerado pelas financeiras e bancos ajuda no poder de compra do brasileiro. Cultural por que os gostos, preferências, hábitos e atitudes das pessoas direcionam a decisão de compra para determinados bens e serviços em detrimentos de outros.
Risco da coleção: Fator natural e econômico. Natural: por que se a temperatura não ajudar a coleção irá encalhar nas lojas, com a coleção encalhada entra o fator econômico que pode levar ao prejuízo da companhia que terá que jogar para fora essas peças através da liquidação.
Lançamento de coleções: Fator cultural, demográfico, econômico.
Abertura de loja: Fator econômico, tecnológico, cultural
Valor da marca: Fator econômico. No valor da marca o fator econômico pode levar a mesma ao sucesso da companhia como a falência.
Operação de crédito facilitado pelos bancos e financeiras: Fator econômico. Vantagens para as empresas poderem se inovar no mercado.
Comércio eletrônico: Fator tecnológico, econômico, cultural.
Modernização das empresas com