interlocução entre direito e psicanalise
Interlocução entre Direito e Psicanálise
Maria Victoria Arantes Martin
Professora: Maria Francisca Coutinho
Introdução
O objetivo desse trabalho é desenvolver temas que abordamos ao longo do período, e as leituras sugeridas. Foi buscado, assim, extrair ideias norteadoras para a prática cotidiana que envolve esses dois campos: o Direito e a Psicanálise.
A influência das redes sociais no comportamento do consumidor
Como se sabe, internet é um território livre para todas as pessoas exporem suas ideias e opiniões sobre diversos assuntos, e com isso tem sido um forte instrumento de propagação e troca de saberes. É fato, também, que a internet está mudando a forma como as organizações operam e se mostram para as pessoas. Devido ao crescimento da mídia na internet e ao alto alcance que ela pode proporcionar, os anunciantes utilizam uma variedade de formatos de propaganda e dentre as principais formas de propagandas online estão as redes sociais. Assim, internet e o novo mundo digital criado por ela estão afetando e modificando o comportamento do consumidor que antes não tinha acesso a essa quantidade quase infinita de informação que temos hoje.
A propaganda torna-se, então, crucial para propor modelos a serem seguidos, e sua base consiste em fazer as pessoas se sentirem inadequadas, para torná-las em consumidoras. O objetivo da publicidade passa a ser vender não somente um produto, mas um estilo de vida, uma solução para o vazio existencial que o consumidor sente.
O estilo de vida é, então, determinado por um padrão de beleza que se renova constantemente, fazendo com que as pessoas se sintam a todo momento obrigadas a se renovarem também. Assim, vazio psicológico está presente em todos nós, e a todo o momento. As formas de preencher esse vazio mudam com o tempo, o meio econômico e cultural em que vivemos e, evidentemente, com as tendências dos meios sociais em que estamos inseridos, e a publicidade faz bom uso disso. Na