Crescimento das Despesas Públicas
Faculdade de Ciências Humanas, Saúde, Exatas e Jurídicas de Teresina - FCHSEJT
Coordenadoria do Bacharelado em Ciências Contábeis
Professor Monte
DESPESAS PÚBLICAS: Hipóteses de crescimento das despesas.
Emanuel Gleyson
Jéssica Mayara
Lucas Rodrigues
Paulo Roberto
TERESINA – PI
Sumário
1. CRESCIMENTO DAS DESPESA PÚBLICAS 3
1.1 HIPÓTESES TEÓRICAS 3
2. DETERMINANTES DAS DESPESAS PÚBLICAS 5
2.1 FALHAS DE MERCADO 5
2.1.1 Bens Públicos 5
2.1.2 Externalidades 6
2.1.3 Poder de mercado 7
2.1.4 Informação Assimétrica 7
BIBLIOGRAFIA E COLABORADORES 8
1. CRESCIMENTO DAS DESPESA PÚBLICAS
1.1 Hipóteses teóricas
Algumas generalizações sobre o comportamento dinâmico das despesas públicas têm sido formuladas. Entre essa destacam-se as contribuições de Adolph Wagner e de Peacock e Wiseman quanto ao estabelecimento de hipóteses teóricas que explica o processo de evolução do setor púbico. Em ambos os casos, enfatiza-se o problema da identificação dos determinantes da expansão de gastos do governo baseado na analise empírica de dados disponíveis, processos esses que vem se expandindo substancialmente com base em estudos econométricos.
A contribuição de Adolph Wagner ao estudo do crescimento e das despesas públicas é sintetizada na chamada “Lei de Wagner”, que estabelece a seguinte proposição: “À medida que cresce o nível de renda em países industrializados, o setor público cresce sempre a taxas mais elevadas, de tal forma que a participação relativa do governo na economia cresce com o próprio ritmo de crescimento econômico do país.” As razoes apontadas para a formulação de tal hipótese são de três tipos, conforme observa Richard Bird.
A primeira é relacionada ao crescimento das funções administrativas e de segurança que acompanham o processo de industrialização, inclusive o próprio crescimento do número de