Correlação entre dívida píblica, investimento privado e despesas públicas
Aluna: Sátila Carvalho
Nº 110318037 Turma: 21
O trabalho realizado tem por tema dívida pública, investimento privado e despesas públicas, que tem como objetivo, definir e relacionar os temas. Podemos então introduzir esta análise, dizendo que em economia os resultados não ocorrem considerando somente uma variável, muitas vezes o bom andamento das coisas acaba por depender de outras, como por exemplo a diminuição das divida pública, que é originada do défice orçamental pode ser corrigida através das diminuição das despesas publicas, fazendo com que as receitas seja equiparadas as despesas; e entre outras interligações que mencionarei.
Dívida Pública
Dívida pública é quanto o governo deve para entidades e para a sociedade. O Estado toma dinheiro emprestado para financiar parte dos seus gastos que não são cobertos com a arrecadação dos impostos. Podemos referir que a dívida pública é originada do défice orçamental, ou seja quando as despesa são superiores as receitas, as contas públicas regista saldo negativo, aumentando assim a dívida pública, se o saldo apresentar positivo (superavit) a uma diminuição da dívida. Na prática todos os gastos do Estado tem que ser cobertos, podemos dizer que existem três formas de se cobrirem esses défices: através do financiamento monetário, aumentando as receitas do Estado com venda do património público ou através da emissão de títulos da dívida pública.
Não é necessariamente mau que o Estado tenha dívida. O crédito é uma fonte de crescimento económico se for gerido com prudência. Se a economia crescer a uma taxa superior á paga pelo empréstimo, este país não terá dificuldades em pagar sua dívida.
No entanto, num país já endividado e com fraco crescimento económico, os encargos com juros podem comprometer o crescimento da economia e o pagamento da dívida.
Investimento Privado
O investimento privado é a formação bruta de