Gestão de negocio internacionais
1. Explique como se formou o Sistema Monetário Internacional apresentado na conferência de Bretton Woods. Quais foram as propostas apresentadas? Como esse sistema ruiu no início da década de 70?
Após o termino da Segunda Grande Guerra, foi lançado um plano para garantir a reconstrução e a estabilidade da economia mundial. Na conferência de Bretton Woods surgiu um Sistema Monetário Internacional muito importante para isso, sobre o qual se baseou o crescimento econômico pós-guerra.
Esse acordo ainda previa a criação de instituições financeiras mundiais que se encarregariam de dar o sustento necessário ao modelo que estava sendo criado:
- Sistema de taxas de câmbio: criou um sistema de gestão chamado padrão dólar-ouro, com um regime de taxas de câmbio fixas mais ajustáveis e esses ajustes deveriam ser de comum acordo entre os países.
- Fundo Monetário Internacional: todos os países poderiam fazer movimentações de dinheiro, caso necessitassem de injeção de capitais em sua economia, respeitando alguns preceitos de disciplina fiscal a serem ditados pelos dirigentes do fundo.
- Banco Mundial: funciona até hoje como uma “Agência de Crédito Mundial” fornecendo capital para políticas e projetos de desenvolvimento no Mundo todo.
- Acordo geral de tarifas e comércio: o objetivo era a redução das restrições ao comércio internacional e a liberalização do comercio multilateral. Estabeleceu a redução de barreira comercial, a não discriminação comercial entre países, a compensação aos países prejudicados pelas tarifas alfandegárias e a arbitragem nos conflitos comerciais. A partir de 1995 foi substituído pela OMC.
Os debates na conferencia giraram em torno de duas propostas: a do britânico Keynes e a do norte-americano White, que prevaleceu. Eram visões totalmente diferentes de como funcionaria esse acordo. A proposta de White previa a criação do FMI. Já Keynes propôs a criação da União Internacional de Compensação, na qual o sistema bancário eliminaria o