Contabilidade vs fluxo de caixa
Conteúdo Introdução 2 1. Contabilidade vs Fluxo de Caixa 3 2. Problemas Especiais 5 2.1 A Depreciação 5 3. Provisões Para Perdas 6 4. Equivalencia Patrimonial 7 5. A Inflação 9 6. Correção Integral a Valor Presente 10 7. Preços de Reposição 11 8. Porque a Vinculação entre a Contabilidade e o Fluxo de Caixa? 12 9. Porque o Regime de Competência? 13 10. Manipulações 14 11. A Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) E o Fluxo de Caixa 15 12. Referencias 18 13. Conclusão 17 ARTIGO: 20
Introdução
O referente trabalho apresenta o conceito de contabilidade em contra partida ao fluxo de caixa, de forma a apresentar que não são alternativos, mas sim formas que se completam ao se trabalharem em conjunto.
A uma grande especulação de que o fluxo de caixa têm uma superioridade em relação a demonstração contábil, porem como se verá isso não se torna viável se levando em conta aspectos internos e externos como por exemplo a inflação.
1. Contabilidade vs Fluxo de Caixa
Em relação ao referente artigo, como base se apresenta o aspecto contábil das demonstrações e o fluxo de caixa como complemento um do outro, sendo na adoção do custo histórico a vinculação entre Demonstrações Contábeis e Fluxo Financeiro, Balanço, Demonstração do Resultado e Fluxo de Caixa sedo essa vinculação automática e bem mais visível.
Para fins de atendimento dos usuários da informação contábil, a entidade deverá apresentar suas demonstrações contábeis (também usualmente denominada "demonstrações financeiras") de acordo com as normas regulamentares dos órgãos normativos.
Segundo o IBRACON (NPC 27), "as demonstrações contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nessa data. O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o