Pasta Documentos
Blanca Moreno-Dodson 2
Nihal Bayraktar 3
1. Motivação
Desde o início da recente crise econômica global, muitos governos têm elevado seus gastos para gerar um estímulo de curto prazo à economia. Todavia, o efeito desses estímulos sobre o crescimento econômico ainda não são plenamente conhecidos.
A importância do gasto público, inclusive da composição desse gasto, vem sendo amplamente estudada na literatura, seguindo a contribuição seminal de Barro (1990).
Embora muitos estudos sugiram que existe uma relação positiva entre despesa pública e crescimento da economia, há diferentes visões sobre quais categorias de gasto promovem tal crescimento 4.
Há duas questões interessantes a analisar:
1.
Será que nos países em desenvolvimento que apresentam rápido crescimento a relação entre o nível da despesa pública, composição dessa despesa e o crescimento econômico é distinta da que ocorre em países em desenvolvimento que apresentam taxas mais baixas de crescimento?
2.
Qual é o papel da composição da despesa pública com respeito ao desempenho da economia dos países em desenvolvimento.
A resposta a essas questões pode ter importantes implicações sobre a gestão pública, no que diz respeito à composição da despesa governamental, uma vez que essa composição pode ter impactos diferenciados, e até opostos, sobre o crescimento de curto e de médio prazo.
2. Metodologia
1
Esse texto é uma tradução feita por Marcos Mendes, autorizada e validada pelas autoras, do artigo “How public spending can help you grow: an empirical analysis for developing countries”, publicado no periódico Economic Premise, nº 48 (fevereiro de 2011) do Banco Mundial, disponível em http://siteresources.worldbank.org/INTPREMNET/Resources/EP48.pdf 2
Economista Chefe do Poverty Reduction and Economic Management Network do Banco Mundial.
3
Professora Associada de Economia na Pennsylvania State University.
4
Veja