diversos
NOÇÓES BÁSICAS DE MATEMÁTICA
FINANCEIRA:
Para preenchimento em aula
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
A Matemática Financeira reconhece que o dinheiro tem valor no tempo.É intuitivo que cem reais em seu bolso hoje, tem mais valor do que cem reais que chegarão às suas mãos daqui a seis meses.
Matemática Financeira:
A matemática financeira busca, essencialmente, analisar a evolução do dinheiro ao longo do tempo.
.
Algumas informações básicas:
Existe um agente que empresta o dinheiro e que é denominado “credor” e um agente que toma o dinheiro emprestado e que é denominado “devedor”.
• Agente econômico
Agente econômico é qualquer entidade física ou jurídica capaz de praticar um ato econômico. Assim, entende-se por agente econômico qualquer pessoa, empresa ou instituição que possa praticar : uma venda, uma compra, um empréstimo ou quaisquer operações que tenham consequências financeiras.
•
Taxa de juros: relação percentual entre os juros cobrados, por unidade de tempo, e o capital [principal] empretado. •
Montante: capital acrescido dos juros, ao fim de um período de capitalização.(Valor futuro).
•
Valor nominal: O valor nominal (N) (ou de face) é definido como o valor do compromisso financeiro na data de seu vencimento.
•
Valor atual: O valor atual (V) é definido como o valor do compromisso financeiro em uma data anterior a de seu vencimento.
Juros simples
EXERCÍCIOS
01 - Os juros em capitalização simples são sempre iguais ao: a) Prazo multiplicado pela taxa de juro e pelo valor do capital inicial
b) Prazo multiplicado pela taxa de juro e pelo montante final c) Valor dos juros somado ao capital inicial dividido pelo montante final
d) Valor do montante final subtraído dos juros e dividido pelo capital inicial
Resposta: a
02 - (TRT-2008-CETRO) Um capital de R$ 10.500,00 foi aplicado no sistema de juros simples, à taxa de 6% ao