Crescimento da população e Sustentabilidade
Sustentabilidade
Introdução
Desde os tempos mais remotos que o homem sentiu necessidade de se agrupar para sobreviver, e foi desse agrupamento que, apareceram há muitos milhares de anos, as primeiras sociedades humanas com normas de conduta muito rudimentares. Desde então, a sociedade humana não pára de evoluir e as regras que orientam os comportamentos entre os homens são cada vez mais complexas. Para estudar os comportamentos da população recorre-se à demografia. Os demógrafos estudam o número de habitantes do planeta Terra, o número de nascimentos e de óbitos, procurando saber as causas que explicam determinadas situações demográficas, isto é, pretendem identificar os factores que influenciam a variação e a distribuição da população. É através dos recenseamentos que os demógrafos tiram uma “fotografia” da população e estudam as condições em que vivem. O crescimento imparável da população preocupa a humanidade, pelo que causa inquietação ao pensar-se até que ponto o planeta conseguirá satisfazer as necessidades básicas de toda a população, e conferir o mesmo nível de vida a todas as pessoas sem que o meio ambiente seja prejudicado. Esta questão começa a ramificar-se no cérebro do homem, que começa a pensar na ideia de uma sociedade sustentável.
Crescimento da população humana O que é?
O crescimento populacional ou demográfico é o aumento do número de indivíduos de uma população num determinado período de tempo.
Nota: O termo população pode ser aplicado a qualquer espécie viva, mas neste caso é referente aos humanos.
Leg.1 -Evolução da população Mundial (Estimativas 1750-2050)
Por volta do século XVII, a população começou a aumentar exponencialmente. Em 1750 a população era muito inferior do que a estabelecida em 1950. O número de indivíduos atingiu de forma rápida as estimativas esperadas para esse ano. Este facto deveu-se à Revolução Industrial e à Segunda Guerra Mundial, neste