sustentabilidade
Resumo: O texto aborda alguns aspectos essenciais para a sustentabilidade urbana. Entende-se a capacidade de uma dada população de ocupar uma determinada área e explorar seus recursos naturais sem ameaçar, ao longo do tempo, a integridade ecológica do meio ambiente.
Os sistemas de produção devem reduzir o uso de energia, incentivar a produção local de cultivos adaptados ao meio natural e socioeconômico, a sustentabilidade está ajudando bastante o ser humano a se adaptar no mundo em que vive sem destruir a natureza de maneira exagerada, começando com o uso da água no planeta, reduzindo a destruição do planeta estamos pensando no futuro de outras gerações futuras.
A sustentabilidade tem como foco atuar em todos os campos, sem que, para isso seja necessário agredir o meio ambiente a sustentabilidade esta realmente relacionada com a mentalidade humana.
Palavras-chave: sustentabilidade, desenvolvimento sustentável.
1. Introdução
2. Indicadores para Sustentabilidade
Em meados século XVIII na Inglaterra, aconteceu uma grande transformação no mundo, a Revolução Industrial. Como o próprio nome já diz, revolucionou o planeta, trazendo inúmeras alterações ao meio ambiente.
A Revolução Industrial trouxe perpesctivas, para o crescimento econômico, melhores condições de vida, proporcionando riquezas e prosperidades. O aumento na economia veio acompanhado do crescimento desordenado da população, aumentando assim o consumo de energia e dos recursos naturais, gerando grandes prejuízos ao meio ambiente. A preocupação com o esgotamento de recursos naturais, decorrentes do crescimento da população e seus devidos consumo, surgiu há muitos anos atrás, mas até então não se tinha tanto esclarecimento a humanidade sobre seus prejuízos. Dias (2011 pg.7) o poder da população é infinitamente maior que o da terra para produzir a subsistência do homem. Os novos mecanismos, as formas