sustentabilidade
UNESF – União das Escolas Superiores da FUNESO
JACILENE SILVA DOS SANTOS
RENATA GABRIELA FARIAS PRIMO
OS 3 FATORES DA SUSTENTABILIDADE
CORTÊS-PE
2014
JACILENE SILVA DOS SANTOS
RENATA GABRIELA FARIAS PRIMO
OS 3 FATORES DA SUSTENTABILIDADE
Resenha Crítica apresentada à FUNESO-UNESF como avaliação parcial da disciplina Metodologia Científica ministrada pelo professor Davi Gouveia.
CORTÊS-PE
2014
OS 3 FATORES DA SUSTENTABILIDADE Vinod Thomas Vice-Presidente e Diretor para o Brasil do Banco Mundial Fonte: Eco 21 - Ano XIV - nº 94 - Setembro - 2004 www.eco21.com.br
Quando um país começa a crescer depois de anos de fraco desempenho, a questão central é se esse crescimento será sustentável.
No recente seminário Amazontech 2004 foram abordadas, simultaneamente, questões de meio ambiente, capacitação humana, inclusão social, inclusão racial, infra-estrutura, logística e tecnologia. Esta abordagem se deve ao fato de todos esses fatores, juntos, contribuírem para o crescimento sustentável e eqüitativo e para a melhoria do bem-estar da população.
Este é um momento propício para abordar essas questões no Brasil. Temos previsões de crescimento econômico em torno de 4% este ano. Quando um país começa a crescer depois de anos de fraco desempenho, a questão central é se esse crescimento será sustentável.
Três fatores interligados determinarão a sustentabilidade do novo ciclo de crescimento no qual o Brasil embarca. O primeiro é competitividade; o segundo é inclusão social; e o terceiro é sustentabilidade ambiental.
Do lado da competitividade, o Brasil tem um dos povos mais empreendedores do mundo, mas também duas vezes o número de procedimentos e demoras burocráticas que outros países da América Latina. Para sustentar o crescimento econômico, é necessário implementar reformas do clima de negócios.
Do lado social, para sustentar