Comportamento privado
Para Skinner, diferentemente do Behaviorismo Metodológico, eventos privados (comportamentos ou estímulos privados) são eventos naturais, da mesma forma que são os eventos públicos, com a única diferença do número de pessoas que podem o observar.
Os eventos privados são atribuídos a pessoa e não ao ambiente, eles são melhor compreendida como eventos comportamentais.
De um modo geral a 2 tipos de eventos.
Eventos de pensar-> é falar privadamente.
Evento de sentir ->é aquela que não possuem nenhuma contrapartida publica. Os atos sensoriais são modificados pela experiência: e estão a sujeitos a aprendizagem.
Autoconceito Podemos entender autoconceito como sendo a forma de como nos vemos e a partir daí como nos valorizamos ou relacionamos. O autoconceito é formado com base em elementos de vários campos da existência, a saber: a imagem corporal, a sensibilidade cinestésica e tátil, a Cultura, a Religião, e outros. O comportamento relativamente ao conceito que nós temos de nós próprios é variado Podemos realizar atividades de:
Auto-percepção
Auto-avaliação
Auto-comunicação
Auto-motivação
Consciência
A consciência é uma qualidade da mente, considerando abranger qualificações tais como subjetividade, auto-consciência, sentiência, sapiência, e a capacidade de perceber a relação entre si e um ambiente. É um assunto muito pesquisado na filosofia da mente, na psicologia, neurologia, e ciência cognitiva. Consciência é uma qualidade psíquica, isto é, que pertence à esfera da psique humana, por isso diz-se também que ela é um atributo do espírito, da mente, ou do pensamento