Crefito
005. Prova objetiva
EsCriturário
Você recebeu sua folha de respostas e este caderno contendo 50 questões objetivas. Confira seu nome e número de inscrição impressos na capa deste caderno. Leia cuidadosamente as questões e escolha a resposta que você considera correta. Responda a todas as questões. Marque, na folha intermediária de respostas, localizada no verso desta página, a letra correspondente à alternativa que você escolheu.
Transcreva para a folha de respostas, com caneta de tinta azul ou preta, todas as respostas anotadas na folha intermediária de respostas. A duração da prova é de 4 horas. A saída do candidato da sala será permitida após transcorrida a metade do tempo de duração da prova. Ao sair, você entregará ao fiscal a folha de respostas e este caderno, podendo destacar esta capa para futura conferência com o gabarito a ser divulgado.
AguArdE
A ordEm do fisCAl PArA Abrir EstE CAdErno dE quEstõEs.
22.01.2012
Folha intermediária de resPostas
CONHECIMENTOS GERAIS
Leia o texto para responder às questões de números 02 a 10. Os repórteres destacados para coberturas sobre violência às vezes extrapolam os limites do trabalho jornalístico e invadem a esfera policial. Gelson Domingos, o cinegrafista atingido no peito por um tiro fatal de fuzil, durante operação na Favela de Antares, no Rio, expõe essa e outras questões. Gelson foi ferido por uma bala perdida, disparada contra PMs com os quais um traficante trocava tiros. É discutível a tarefa jornalística de mostrar, de forma tão ousada, um tiroteio. Que informação é levada ao telespectador? Problema à margem, surge outra dúvida. Era uma zona de guerra? A resposta positiva força a observação: ninguém, então, estava adequadamente protegido. O projétil poderia ter atingido a cabeça de Gelson ou a cabeça de um dos policiais. Nem o cinegrafista nem os policiais usavam capacete de proteção balística, que, com o colete, resguardam as partes