Graduação
O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Terceira Região (Crefito-3) foi criado pela Resolução Coffito nº 1, de 1978, e abrangia, nessa época, além do Estado de São Paulo, os Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com o passar dos anos e a criação de novos Crefitos, o Crefito-3 passou a abranger apenas o Estado de São Paulo. O primeiro presidente do Crefito-3 foi a fisioterapeuta Dra. Célia Rodrigues Cunha, em 1978.
Mesmo sendo composto por apenas um Estado, o Crefito-3, é o maior Crefito do país, com mais de 53 mil profissionais inscritos, o que corresponde a cerca de um terço de todo o Brasil.
Durante 18 anos o Crefito-3 passou por irregularidades, que minaram não somente o patrimônio do Conselho, mas também a dignidade, o respeito e o valor da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, além de impedirem que lutas maiores para melhoria da empregabilidade, da remuneração e das condições de trabalho de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais fossem travadas.
Por isso, em 2004, a primeira missão foi resgatar a dignidade dos profissionais e arrumar a casa. Ao entrarem pela primeira vez na antiga sede, deparou-se com um local onde imperava a falta de organização, de transparência, de democracia. Todas as irregularidades encontradas na época foram denunciadas ao Tribunal de Contas da União (TCU), ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Polícia Federal e para o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito).
Nos últimos anos, foram investido esforços no trabalho de reconstrução da infraestrutura, da administração e da fiscalização. Para defender os interesses das profissões, o Crefito-3 precisava responder às demandas burocráticas, fiscalizatórias, de descentralização administrativa e automação de suas atribuições.
No campo de na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional a diretoria do Crefito organiza diversas reuniões com outros conselhos de saúde,