Credito
È um documento que tem por objetivo representar o direito de crédito.
São importantes para os negócios, pois facilitam a circulação de valores em transações de compra e venda, além de proporcionar em alguns caso segurança, pois podem ser protestados e/ou usados como garantia para eventuais necessidades de reclamações, torna-se um documento que vincula responsabilidade entre credor e devedor. Ele se fundamento em confiança, pois é uma forma de promessa de pagamento. É a garantia de pagamento a prazo ao devedor.
As principais modalidades são:
letra de câmbio, parecido com cheque administrativo
nota promissória, emitida pelo próprio devedor com data e valor determinados. Caso o pagamento não seja efetuado pelo devedor, o credor pode protestas..
cheque è um documento que prova a relação do devedor com um banco, onde deve ter o dinheiro na data programada e deve conter a assinatura, para reconhecer a dívida.
duplicata documento emitido pelo credor e que deve ter a assinatura do devedor, onde comprova a aceitação da compra.
Existem 07 caracterísitcas, são elas:
Literal – dá-se uma certa garantia que até a data do cencimento o devedor nada pagará a mais pelo título e sim o que nele stá escrito.
Autonomia e independência – pode circular em mãos de várias pessoas
Abstração – pode ser emitido independente da causa
Portador – não possue o nome do credor
Nominativo – possue o nome do beneficiário
Carturalidade – è quando se admite a existência do título, que deve ser impresso para comprovação da dívida não pdoendo ser aceito, cópias para futuras cobranças.
Classificam-se em livres e vinculados:
Livres – os que não possuem formato específico, por´me devem conter os requisitos legais, para assegurar o credor, são elas a Nota Promissória e Letra de Câmbio.
Vinculados – possuem formato específico estabelecidos pela lei, são eles os cheque e a duplicata
Sua estrutura
Ordem de Pagamento