Crea-SP/CONFEA
Fazer um resumo dos princípios éticos do código de ética:
Ética é a questão centrada na idéia do dever.
Adota o código o profissional da engenharia, arquitetura, agronomia, geologia, geografia, meteorologia e dá outras providências. Esses pactuam e proclamam o presente código de Ética Profissional.
Um dos paradigmas do Sistema Confea/Creas: “ O exercício profissional consciente e responsável, observantes dos padrões éticos solidariamente estabelecidos, padrões esses que, derivando-se da ética comum do sistema maior que é a sociedade, perpassa o amplo e multifacetado campo das relações do cidadão profissional com seus colegas, seus clientes, seus empregados e com a comunidade em geral.
Considerando que um código de ética profissional deve ser resultado de um pacto profissional, em comum acordo, em torno de condições de convivência e relacionamento que se desenvolve entre os integrantes de um mesmo sistema profissional, visando uma conduta profissional cidadã.
O código de ética profissional enuncia os fundamentos éticos e as condutas necessárias á boa e honesta prática das profissões. Os preceitos desses códigos de ética profissional em geral, quaisquer que sejam seus níveis de formação. As profissões são caracterizadas por seus perfis próprios, pelo saber científico e tecnológico que incorporam e pelos resultados sociais, econômicos e ambientais dos trabalhos que realizam.
O objetivo das profissões e a ação dos profissionais voltam-se para o bem-estar e o desenvolvimento do homem, em seu ambiente e em diversas dimensões: como indivíduo, família, comunidade, sociedade, nação e humanidade; nas suas raízes históricas, nas gerações atuais e futura.
A prática das profissão é fundada nos seguintes princípios éticos aos quais o profissional deve pautar sua conduta. Adotado pelo Conselho Federal de Engenharia Arquitetura e Agronomia (CONFEA) está disposto na Resolução Nº 1.002, de 26 de novembro de 2002,
A seguir são apresentados os 7 princípios