Resolução 218
CREA
Conselho regional de engenharia, arquitetura e agronomia. Os conselhos regionais de engenharia, arquitetura e agronomia são entidades pertencentes cada um aos seus respectivos estados e constituem a manifestação regional do confea, sendo responsáveis pela fiscalização do exercício das profissões da área tecnológica, engenharias em geral, arquitetura, agronomia, geologia, geografia (bacharelado), metrologia, cursos superiores, tecnólogos e cursos técnicos relacionados às áreas regulamentadas.
O CREA é um órgão de classe e representa e fiscaliza a ação dos profissionais e sua formação. Quem possui o CREA, são profissionais habilitados a testificar e fiscalizar obras nesses ramos. É como se fosse uma validação que este órgão faz, de que esse ou aquele é de fato um profissional, ou seja, assegura o exercício legal das profissões do sistema CREA\confea em defesa da sociedade. Somente com o CREA o profissional pode assinar e se responsabilizar por sua obra, seu trabalho, caso um cliente tenha problemas futuramente, o profissional se responsabilizará. O CREA também fiscaliza obras públicas ou particulares.
CREA-sp
De acordo com o CREA-sp, essa espécie de órgão se fundamenta em uma sigla que identifica o maior conselho de fiscalização de exercício profissional da America latina e provavelmente um dos maiores do mundo. O CREA SP fiscaliza,controla, orienta e aprimora o exercício e as atividades profissionais da engenharias em geral. Os agentes fiscais do CREA SP, lotados em doze regiões administrativas distribuídas no estado, realizam pesquisas internas e externas, além das diligências de rotina pelas ruas das cidades onde atuam. O CREA SP realiza essas diligencias de rotina com sua própria frota de veículos, equipados com tecnologia de monitoramento e processamento de dados de última geração. Elas se constituem em visitas dos agentes fiscais a obras, de empresas privadas ou de órgãos públicos, para verificação da responsabilidade técnica pelos