Trabalho Coesão e Coerência
Responda às seguintes questões.
1.Como você explicaria, com suas palavras, o significado de coesão e de coerência? Use exemplos para ilustrar a sua análise.
A coerência de um texto refere-se à sua lógica, ou seja, ao sentido do texto, envolvendo não somente as questões semânticas da nossa língua, mas também as do domínio cognitivo, ou seja, os conhecimentos e experiências prévias que farão com que o sentido se faça presente em uma leitura.
Na frase “Estão derrubando muitas árvores e por isso a floresta consegue sobreviver.”, falta coerência.
Um texto, para ter coerência, não pode se estruturar em ideias contraditórias como as exemplificadas acima.
Quanto à coesão, assim como todas as partes de um edifício devem estar bem conectadas, “amarradas” umas as outras, as várias partes de uma sentença também devem estar corretamente “amarradas” entre si para que o texto possa atingir seu objetivo: transmitir uma informação do autor para o leitor.
Dessa forma a coesão diz respeito à unidade do texto por meio do uso correto dos conhecimentos gramaticais e lexicais. A coesão é a harmonia do texto e os elementos de coesão determinam a transição adequada entre as ideias e parágrafos.
No texto abaixo, fica clara a importância da coesão:
“Os sem-terra fizeram um protesto em Brasília contra a política agrária do país, porque consideram injusta a atual distribuição de terras. Porém o ministro da Agricultura considerou a manifestação um ato de rebeldia, uma vez que o projeto de Reforma Agrária pretende assentar milhares de sem-terra.” (JORDÃO, R., BELLEZI C. Linguagens. São Paulo: Escala Educacional, 2007, p. 566)
As palavras em negrito tem o poder de dar coesão ao texto e são alguns dos elementos de coesão utilizados em nossa língua.
2. Dos sete fatores de textualidade apresentados no capítulo 2, qual deles, em sua opinião, é mais ausente na comunicação das pessoas com as quais você tem contato? Fundamente a sua resposta.
Em minha opinião