Projeto montar casa
OUTUBRO/2013
INTRODUÇÃO
Pessoas com deficiência intelectual precisam de estratégias especiais para o aprendizado das atividades domiciliares.
Ao montar uma casa temos que ter conhecimento sobre necessidades que a pessoa apresenta.
Nesta proposta educacional esta abordagem é essencialmente dinâmica, prevendo constantes adaptações em relação a cada educando. Exige um minucioso conhecimento da realidade desse aluno e grande flexibilidade do projeto para proporcionar atividades que lhe sejam compatíveis.
A família é de extrema importância para o aprendizado desta pessoa, mas em muitos casos a ignorância faz com que o ensino seja prejudicado e por esse motivo frequentar uma escola é essencial, pois assim a pessoa com deficiência intelectual se socializa e aprende a ser mais independente.
JUSTIFICATIVA
Vemos hoje que o Brasil não esta preparado para absorver a população com deficiência, pois ela mesmo não esta preparada para o mundo.
Muitas vezes essa parcela da população fica “escondida’’, pois os próprios familiares não sabem como lidar com esse problema, chegando ao extremo de ter vergonha deles mesmos.
Pensando nestas dificuldades, a escola APAE de Ensino Especial, está montando este projeto para tentar suprir essa necessidade, pois alunos com Necessidades Educativas Especiais na área de deficiência intelectual precisam das mesmas coisas que todos precisam: dignidade, respeito, liberdade, educação, saúde, lazer, assistência social, trabalho e amparo.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar atividades educacionais a alunos com deficiência, para instruí-los para a vida prática dando lhes mais possibilidades de desenvolvimento e independência, para um bom convívio social. Melhorando também sua qualidade de vida.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Montar uma casa e ensinar o aluno a ter um convívio familiar, tornando-se mais útil nas atividades domésticas, fazendo disso uma escada para que ele possa viver melhor, tanto na