CQ leite
Graduação em Farmácia
Amábile Carolina Marques Martins
Marilia Chagas Onório
Introdução
O leite, por natureza, é um alimento rico em nutrientes contendo proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais.
A indústria leiteira atravessa um período de intensas transformações em sua estrutura, e a qualidade do leite é uma das principais exigências.
A correta adoção de medidas de higiene adequadas na produção, armazenamento e transporte do leite podem prevenir a contaminação de microrganismos psicrotróficos que representam um grave problema econômico para a indústria de laticínios. Fonte:http://veja.abril.com.br/noticia/economia/depois-doformol-alcool-e-encontrado-em-lotes-de-leite-no-rs
Fatores Contaminantes
Sua qualidade é de grande importância, uma vez que depois de secretado do úbere, o mesmo pode ser contaminado por microrganismos por três principais fontes: Dentro da glândula mamária;
Superfície exterior do úbere e tetos e
Superfície do equipamento e utensílios de ordenha e tanque.
A temperatura e o período de tempo de armazenagem do leite são fatores que estão diretamente ligados com a multiplicação dos microrganismos, onde podem causar alterações químicas, tais como a degradação de gorduras, de proteínas ou de carboidratos, podendo tornar o produto impróprio para o consumo e industrialização.
Mesmo sob refrigeração o leite pode ser facilmente deteriorado, por isso o leite deve ser manuseado corretamente desde o momento da ordenha até chegar à indústria de laticínios e ao consumidor final.
Propriedades
3 Ordenhadeiras
1 Manual
Falha no Controle
Coletar Amostras
Antes da Técnica
Após a técnica
Amostras em fracos estéreis
Análise microbiológica Medidas Profiláticas
Utensílios e equipamentos
• lavagem de todas as borrachas, latões, teteiras, baldes, latões, peneiras, coadores,
• Após a limpeza, os latões foram virados de boca para