capacidades motoras
Ano lectivo - 2013/2014
Educação Física
Capacidades Motoras
Índice
Introdução
CAPACIDADES MOTORAS
”Capacidades motoras” são pressupostos dos movimentos que permitem que as qualidades inatas de uma pessoa como um talento, ou um potencial se evidenciem”
As capacidades físicas permitem executar acções motoras, desde as mais simples às mais complexas (andar, correr, saltar, nadar, etc.).
O facto de ser mais veloz, mais flexível ou mais forte tem uma origem hereditária, transmissível de pais para filhos, mas também tem a ver com a forma como se desenvolvem as referidas capacidades ao longo dos anos.
A capacidade motora é um traço ou qualidade de cada indivíduo relacionada com o seu desempenho em diversas tarefas, estas capacidades podem ser melhoradas pelo treino sendo assim desenvolvidas e podendo assim obter o êxito.
As capacidades físicas dividem-se em dois grandes grupos: as capacidades condicionais e as capacidades coordenativas.
As capacidades motoras condicionais são capacidades ligadas ao processo energético e metabólico, são determinadas pela obtenção e transformação de energia.
Alguns dos exemplos são:
A força que é a capacidade que permite reagir contra uma resistência através da contração muscular, esta possibilita, entre outros esforços: saltar, empurrar, levantar, puxar e arremessar;
A velocidade é a capacidade que permite realizar movimentos no mais curto espaço de tempo, através da velocidade de reação consegue-se reagir rapidamente a um estímulo visual, auditivo e tátil. Também a velocidade de deslocamento permite percorrer distancias relativamente curtas no menor tempo possível;
A resistência é a capacidade que permite suportar e recuperar da fadiga física e psíquica. Esta capacidade possibilita a execução de esforços com uma certa intensidade e durante um período de tempo relativamente longo sem que se diminua acentuadamente a sua