cpvari
Cimento Portland é um produto aglomerante pulverulento, de pega hidráulica, com base de silicatos e aluminatos de cálcio, que são diretamente relacionados com a resistência mecânica do material após a hidratação, obtidos a partir de um produto chamado clínquer, que é um cimento básico, proveniente do calcário e argila, cozidos até a fusão incipiente. Ele é um tipo de cimento muito utilizado na construção civil por sua resistência. Joseph Aspdin colocou o nome de cimento Portland, que recebeu esse nome por apresentar cor e propriedades de durabilidade e solidez semelhantes às rochas da ilha britânica de Portland. Com diferentes adições durante a produção, se transforma em um dos cinco tipos básicos existentes no mercado brasileiro: CP I (básico), CP II (composto), CP III (alto forno), CP IV (pozolânico) e CP V (Alta Resistência Inicial). Eles se diferenciam pelo preço e por sua qualidade.
Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CP V – ARI) O Cimento Portland de Alta Resistência Inicial é o cimento mais econômico e tem mais benefício em relação ao rendimento, pelo fato deste cimento ter a peculiariedade de atingir altas resistências já nos seus dias iniciais, que é conseguido pela utilização de uma dosagem diferente de calcário e argila na produção do clínquer, como pela moagem mais fina do cimento, de modo que, ao reagir com a água, ele adquira elevadas resistências, com maior velocidade. O clínquer permanece no moinho por tempo mais prolongado quando é utilizado o cimento convencional, por 28 dias ganhando resistência.
Especificações da ABNT
Com valores aproximados de resistência à compressão de 26 MPa a 1 dia de idade e de 53 MPa aos 28 dias, que superam em muito os valores normativos de 14 MPa, 24 MPa e 34 MPa para 1, 3 e 7 dias, respectivamente.
- Por exemplo:
Gráfico em relação ao valor mínimo baseado na norma NBR 5733 e o CP V-ARI da marca ITAMBÉ.
Gráfico em relação ao valor mínimo baseado na norma NBR