Atividade Parcial
Competências: compreender a importância do estudo das metodologias de pesquisa empregadas pelos desenvolvimentalistas; conhecer suas principais características; relacionar situações-problema a possíveis planejamentos de pesquisa.
Habilidades: sintetizar, comparar, analisar, discutir em equipe.
Temas (ou assunto a ser discutido na aula):
Estratégias básicas de coleta de dados: metodologias de auto-relato; observação naturalista e estruturada; método clínico, estudo de caso; etnografia; estudos psicofisiológicos.
Principais modelos de pesquisa:
-correlacional e experimental (incluindo experimento natural ou quase e Pesquisa de campo);
- transversal, longitudinal e sequencial;
Aspectos éticos nas pesquisas com seres humanos.
Proposta Metodológica
Atividade de Aprendizagem teórico/prática (6h)
Exposição dialogada; vídeos; exemplos de pesquisas; discussão e problematização em grupo.
Sobre cada um dos temas referidos acima, serão apresentados e discutidos em aula os seguintes aspectos: descrição, vantagens, limitações e exemplos.
Atividade de Aprendizagem Orientada (4h)
● Considere uma pesquisa hipotética sobre auto-estima realizada com crianças em idade escolar. Através de metodologias de auto-relato, os pesquisadores obtiveram dados a respeito de como cada criança vê a si mesma. Também buscaram informações sobre o desempenho destes estudantes, consultando o histórico escolar e encontraram uma forte relação positiva entre notas escolares e auto-estima. Responda:
- Esta pesquisa nos permite tirar conclusões em termos de relações causais entre as duas variáveis estudadas?
- Em termos da interpretação dos resultados, qual é a principal diferença entre o modelo experimental e o modelo correlacional?
- Suponhamos que os pesquisadores queiram verificar se há