Materiais de construção
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL – DEC
LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE
CONSTRUÇÃO - I
1A PARTE - CIMENTO
Professor: Lígia Vieira Maia Siqueira.
Disciplina: Materiais de Construção I – MCC-I
Joinville, 19 de fevereiro de 2008.
. exe i 2
ENSAIOS TECNOLÓGICOS
DISCIPLINA: Materiais de Construção – I
CÓDIGO : MCC-I
CAPÍTULOS :
Cimento Portland
3
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA - CIMENTO PORTLAND
DEFINIÇÃO
Cimento Portland é o produto obtido pela pulverização de clinker constituído essencialmente de silicatos hidráulicos de cálcio, com uma certa proporção de sulfato de cálcio natural, contendo, eventualmente, adições de certas substâncias que modificam suas propriedades ou facilitam seu emprego.
O clinker é um produto de natureza granulosa, resultante da calcinação de uma mistura daqueles materiais, conduzida até a temperatura de sua fusão incipiente.
CONSTITUINTES
Os constituintes fundamentais do cimento Portland são a cal (CaO), a sílica (SiO2), e alumina
(Al2O3), o óxido de ferro (Fe2O3), certa proporção de magnésia (MgO) e uma pequena porcentagem de anidrido sulfúrico (SO3), que é adicionado após a calcinação para retardar o tempo de pega do produto.
Tem ainda, como constituintes menores impurezas, óxido de sódio (Na2O), óxido de potássio (K2O), óxido de titânio (TiO2) e outras substâncias de menor importância. Os óxidos de potássio e sódio constituem os denominados álcalis do cimento.
Cal, sílica, alumina e óxido de ferro são os componentes essenciais do cimento Portland e constituem, geralmente, 95 a 96% do total na análise de óxidos. A magnésia, que parece permanecer livre durante todo o processo de calcinação, está usualmente presente na proporção de 2 a 3%, limitada, pelas especificações, a um máximo permissível de 5%. No Brasil, esse limite é um pouco superior (6,4%). Os óxidos menores comparecem em proporção inferior a 1%,