Tecnologia
Michelle Rodrigues Gomes
1º Edificações
Tecnologia
Michelle Rodrigues Gomes
1º Edificações
Alvenaria Estrutural
Introdução
A alvenaria estrutural é um processo construtivo que pode ser empregado tanto em casas como em edifícios de múltiplos pavimentos. Há dois tipos de alvenaria estrutural: não armada e armada. A primeira emprega como estrutura-suporte paredes de alvenaria sem armação. Os reforços metálicos são colocados apenas em cintas, vergas, contravergas, na amarração entre paredes e nas juntas horizontais com a finalidade de evitar fissuras localizadas.
O termo alvenaria estrutural refere-se ao tipo de construção cuja resistência depende unicamente das unidades de alvenaria argamassadas (blocos de concreto, blocos cerâmicos, tijolos cerâmicos maciços, etc.) com grande capacidade resistente à compressão. Essas unidades devem agir como uma combinação íntegra para resistir aos esforços de compressão, bem como aos esforços cortantes, segundo Nascimento Neto (1999).
Na história da construção civil brasileira há relatos de que na década de 1960 surgiram os primeiros prédios em alvenaria estrutural. A tecnologia intensificou-se nos anos 1970, recrudesceu, mas a partir de 2009, quando foi lançado o Minha Casa, Minha Vida, praticamente transformou-se no sistema construtivo oficial do programa.
A alvenaria estrutural com blocos de concreto apresenta vantagens muito superiores aos outros tipos de alvenarias, tais como confiabilidade, qualidade garantida por normas, ensaios e pelo
Selo da Qualidade, custos competitivos e benefícios à sociedade.
Alvenaria Estrutural no Mundo
Este tradicional sistema construtivo vem sendo utilizado a milhares de anos. Inicialmente utilizouse blocos de rocha como o principal elemento de alvenaria, encontrados em abundância na natureza para extração, por meio de técnicas bastante rudimentares. A partir de 4000 a.C. notou-se que a argila era um material que se úmido apresenta características plásticas, logo, deformáveis e