Cplp
Índice
Introdução ……………………………………………. 2
CPLP ……………………………………………….…3
CPLP (mapa) …………………………………………. 4
Portugal …………………………………………….…5
Cabo Verde …………………………………………....6
Guiné-Bissau …………………………………………7
S. Tomé e Príncipe………………………………….…. 8
Angola …………………………………………….... 9
Moçambique …………………………………………10
Timor ………………………………………………. 11
Brasil ………………………………………………. 12
.
Conclusão ………………………………………. …. 13
Bibliografia …………………………………………. 14
Introdução
Nós escolhemos este tema porque achámos que seria um tema interessante e agradável de trabalhar.
Neste trabalho vamos falar dos pratos típicos, um pouco da História de cada país, da posição geográfica de cada país constituinte dos CPLP (comunidades de países de língua portuguesa).
CPLP
Os países que têm o português como língua oficial, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Timor, Brasil e como é evidente Portugal, fazem parte dos CPLP (comunidades de países de língua portuguesa).
Os CPLP também são conhecidos como as comunidades lusófonas, ou PALOP´s (países africanos de língua oficial portuguesa). Este termo é um pouco incompleto, não faz referência ao Brasil e a Portugal, por isso o termo normalmente utilizado é CPLP.
Os CPLP foram fundados no dia 17 de Julho de 1996, inicialmente eram só sete países, em 2002 Timor entrou para esta organização sendo o 8º país.
Actualmente as comunidades lusófonas possuem 220 milhões de cidadãos.
O acordo multilateral, foi um acordo estabelecido entre os 8 países, com o objectivo: defender e promover os interesses comuns ou de questões especificas; de promover e defender a língua portuguesa; de cooperar e fazer intercâmbio no domínios económicos, social, cultural, jurídica e técnico-científico.
CPLP (mapa)
[pic]
Portugal Angola
Guiné-Bissau