U sabilidade wap
Idelbrando Ferreira de Lima
Bacharel em Sistema de Informação, Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do RN.
Aluízio Ferreira da Rocha Neto
Docente do Curso de Bacharelado em Sistema de Informação, Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do RN.
(INTRODUÇÃO) Com o avanço das telecomunicações e das redes sem fio surge à Internet móvel que revolucionou o mercado e uniu diversas empresas das áreas comerciais, tecnológicas e de telecomunicações. A tecnologia wireless (sem fio) permite que dispositivos móveis, como telefone celular, palmtop, PDAs (Personal Digital Assistants – Assistentes Digitais Pessoais), etc., possam se comunicar em alta velocidade. Atualmente, já é possível navegar pela Internet por meio de dispositivos moveis, e inúmeros recursos estão sendo disponibilizados aos usuários dessa tecnologia. O uso de aplicativos nos dispositivos móveis fica condicionado a limitações como: tamanho reduzido da tela, recursos de entrada limitados e limitação da largura de banda desses equipamentos. Este artigo apresenta um estudo sobre as diretrizes seguidas para desenvolver aplicações para dispositivos móveis com eficiente grau de facilidade de utilização por parte de seus usuários.
(METODOLOGIA) Trata-se de uma pesquisa teórica e prática que a partir da análise dos conceitos de redes sem fio e de dispositivos móveis, além do estudo das diretrizes para desenvolvimento de uma aplicação para tais dispositivos, proporciona uma visão dos conceitos de usabilidade direcionados para dispositivos moveis.
(RESULTADOS) O protocolo WAP, sigla de Wireless Application Protocol (protocolo para aplicações sem fio), não é destinado a oferecer o conteúdo Web tal como o conhecemos, mas sim um conteúdo para aplicações voltadas especificamente para usuários de aparelhos portáteis. Isto porque o WAP provê uma linguagem de marcação para exibição de conteúdo hipertexto muito simplificada,