cpc 32
Curso: Ciências Contábeis / 1º Período
Disciplina: Empreendedorismo
Professor : Ricardo
Aluno: Cleverton de O. Andrade
Resenha: Sobre Empreendedorismo.
Partindo de uma visão geral e mais abrangente, empreender significa inovar. Inovar o quê? Os meios de produção e de circulação. Creio que não significa apenas correr risco, ou possuir capital. Mas, é lançar algo novo em um determinado mercado que seja diferente do que até então estava sendo feito no respectivo segmento. Penso que empreendedores não são uma classe, nem uma propriedade, pois empreender é uma situação passageira que deixa de existir no mesmo instante em que o empreendedor passa a administrar seu empreendimento. Empreendedor é um título recebido por aqueles que inovam e apenas no momento da inovação.
As características de um empreendedor são principalmente a capacidade de liderança, a capacidade de assumir responsabilidades e de agir perante novas situações. É essencial ter visão de futuro, sensibilidade e capacidade de inovação, resumindo em uma palavra – intuir. Assim como no aspecto externo ao empreendedor, no aspecto interno ele também precisa sair dos canais habituais que utiliza para lidar com as novas situações, precisa formular uma estratégia até então não existente a partir do que é incerto, pois a situação que se apresenta também não existia.
As motivações do empreendedor não podem ser atendidas fora de um empreendimento. Suas motivações estão além da habitual motivação de ganhar dinheiro para suprir desejos e necessidades materiais. Isso pode ocorrer sem inovação dos meios de produção e circulação. Seus estímulos são obter prestígio social devido ao seu sucesso; o simples desejo de se aventurar e conquistar; a satisfação de exercitar sua engenhosidade e criar coisas novas – por isso a busca de situações que quebrem a rotina.