Cpc 26
1. O que é coso?
É uma entidade sem fins lucrativos, dedicada á melhoria dos relatórios financeiros através da ética, efetividade dos controles internos e governança corporativa. É patrocinado por 5 das principais associações de classe de profissionais ligados á área financeira nos Estados Unidos, sendo:
AICPA – Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados;
AAA - Associação Americana de Contadores;
FEI – Executivos Financeiros Internacional;
IIA – Instituto de Auditores Internos; e
IMA – Institutos dos Contadores Gerenciais 2. Porque o Governo não baixa uma regra capaz de reduzir a taxa do cheque especial e cartão de crédito?
3. Existe relação eficiente à norma NBR 31.000 e 31.010?
A ABNT NBR ISO 31000 (2009) descreve o processo de gestão dos riscos com o propósito de que a gestão de riscos deve possibilitar, dentre outros fatores, um aumento no cumprimento dos objetivos de uma organização e uma melhora na identificação de oportunidades e ameaças, na confiança das partes interessadas, nos controles e na eficácia e eficiência operacional. Mais do que isso, a ABNT NBR ISO 31000 (2009) define o processo de gestão de riscos como sendo a “aplicação sistemática de políticas, procedimentos e práticas de gestão para as atividades de comunicação, consulta, estabelecimento do contexto, e na identificação, análise, avaliação, tratamento, monitoramento e análise crítica dos riscos”. Já o conceito de risco, na definição da própria norma, é entendido como o “efeito da incerteza nos objetivos”, podendo ser expresso “em termos de uma combinação de consequências de um evento e a probabilidade de ocorrência associada” (ABNT, 2009). Definição semelhante é descrita pelo economista e historiador Peter Bernstein (2008), para quem o risco é o atributo daquilo que não é conhecido por nós, uma incerteza. Se o risco começa onde termina o conhecimento sobre a certeza, diz Bernstein, então o conceito de risco trafega no domínio