CPC 20 Custo de Empréstimos
Neste trabalho vamos apresentar e identificar o Comitê de Pronunciamento Contábil CPC 20,que tem como objetivo apresentar e identificar os custos de empréstimos ou seja juros e outros custos que incorre em empréstimos de recursos, estes que são atribuíveis na construção, aquisição ou produção de um ativo qualificável. Podendo ser reconhecidos como despesas ou formando parte do custo do ativo. Sendo apurado com base em demonstrações Contábeis a partir dos esclarecimentos contidos em Notas Explicativas.
CUSTOS DE EMPRÉSTIMOS - CPC 20
Custos de empréstimos são os custos que a empresa tem quando adquire ou constrói um ativo qualificável, esse ativo depende de um período de tempo para estar disponível para uso da empresa ou venda. Podem ser consideráveis ativos qualificáveis: estoques; plantas industriais para manufatura; usinas de geração de energia; ativos intangíveis; propriedades para investi-mentos.
Tem por objetivo este CPC fazer com que a empresa aplique e reconheça o custo de empréstimos. Porém a entidade tem exceções quanto a aplicação deste CPC em determinados custos de empréstimos que são atribuídos a aquisição ou construção de alguns ativos qualificáveis, estes sendo:
- Ativo qualificável mensurado pelo valor justo, um exemplo são os ativos biológicos que são aqueles que nascem, crescem e morrem ou seja as plantações e animais.
- Estoques que são produzidos a mão ou de outro, em grande escala em bases repetitivas.
De acordo com IAS 23, são considerados custos de empréstimos:
- Juros sobre empréstimos de curto e longo prazo;
- Descontos ou rendimentos vinculados aos empréstimos;
- Custos acessórios incorridos em função da contratação do empréstimo;
- Despesas financeiras originadas de um leasing financeiro.
Tais custos devem ser reconhecidos como custos desses ativos, já os demais serão reconhecidos como despesas no período em que são