Informática
CENTRAL
ENTRAR ›
Hardware – TechTudo
REVIEWSBLOGSDICAS & TUTORIAISARTIGOSJOGOSDOWNLOADSFÓRUM
RAID IV: Correção de erros qua, 16/11/11 por bpiropo | categoria Computadores, Tecnologia
Na coluna anterior discutimos os dois tipos, ou “níveis” iniciais de RAID, os mais simples. O primeiro, RAID 0, simplesmente distribui os dados pelo conjunto de discos sem se preocupar com sua segurança. O segundo, RAID 1, ao contrário, garante a segurança mas o faz da forma mais simples (porém eficiente): por mera duplicação, ou seja, gravando duas vezes cada bit de modo que caso um deles se perca sempre se possa recorrer à cópia para recuperar a informação. Hoje veremos alguns esquemas mais sofisticados que se mostram capazes de verificar se houve ou não um erro e, nos mais avançados, corrigir os erros porventura detectados. Mas para examiná-los precisamos antes discutir o conceito de paridade.
Como sabemos, os dados são gravados nos discos rígidos sob a forma de valores numéricos expressos em binário, ou na base dois. O resultado disto é que cada dígito (ou algarismo) binário só pode assumir dois valores, “zero” ou “um”.
Vamos recorrer a um exemplo simples para ilustrar. Seja, por exemplo, o caractere “q” (correspondente à letra Q minúscula). Uma das formas de armazená-lo é codificando-o de acordo com o padrão ASCII. Neste padrão, o caractere “q” corresponde ao número 113 em decimal que, convertido para binário, resulta em “01110001”. Então, em um sistema que adote a codificação ASCII (que usa apenas oito bits, ou seja, um byte, para representar cada caractere), quando se armazena em um disco rígido o arquivo que corresponde a um texto como este que você está lendo agora, cada caractere “q” é representado pelo conjunto de oito bits “01110001”.
Vamos supor que por alguma razão a superfície magnética do disco onde o arquivo foi gravado tenha sido afetada de tal forma que um destes bits se alterou.