Cotas Raciais
Slide 1
Apresentação do grupo e do tema
Slide 2
Também chamada de ação afirmativa, é uma forma de reservar vagas para determinados grupos. O sistema de cotas foi criado para dar acesso a negros, índios, deficientes, estudantes de escola pública e de baixa renda em universidades, concursos públicos e mercado de trabalho. A política de cotas nas universidades é o melhor exemplo desse sistema no Brasil. As medidas de cotas raciais e cotas sociais implantadas pelo governo ajudam no acesso de certos grupos na concorrência com o resto da população. É um caminho visto por alguns como a redução da exclusão e visto por outros como uma segunda forma de discriminação.
As Cotas Universitárias são medidas voltadas para grupos sociais específicos e visam a ampliar as possibilidades de ingresso no Ensino Superior. Os conteúdos históricos e étnico-raciais são marcas que diferenciam essas de outras medidas que também se definem como ações afirmativas. Tais conteúdos, na medida em que evidenciam as relações de poder construídas historicamente entre brancos e negros, trazem também a necessidade de se reavaliar a harmonia mestiça ou o mito de democracia racial no contexto brasileiro.
Entende-se por ações afirmativas medidas de caráter público ou privado que objetivam corrigir mecanismos de exclusão associados a minorias étnicas, raciais ou sexuais (Guimarães, 1997). Funcionam da seguinte forma: por um tempo determinado, privilegiam-se os que estão em situação de desvantagem, buscando-se, por fim, o equilíbrio. Dessa forma, os Direitos Universais passam a ser usufruídos de fato pela totalidade dos indivíduos de uma sociedade. O tempo de duração dessas medidas varia de acordo com seus propósitos ou da situação em que se pretende intervir. Trata-se,