Cotas no Brasil
Em 2000, o Brasil implantou recentemente o sistema de Cotas em apenas algumas Universidades. Mas, por que a implantação do sistema de cotas? Segundo dados históricos foi pelo fato do Brasil ter sido uma colônia exploradora onde passou aproximadamente 300 anos escravizando negros. Onde muitos sofrem, até hoje por consequência desse fato histórico.
Muitos educadores concordam com essa estimativa e afirmam que acabaria com a desigualdade, no entanto, não agrada a todos, muitos alunos não são a favor desse sistema. Pelo fato, de perderem suas oportunidades mesmo atingindo uma boa pontuação. Mas, para aqueles que não tiveram a mesma sorte? E que estudaram todo seu ensino médio em colégio público, é justo? Afinal nem sempre você tem a mesma sorte que ele(ela) teve ou vice-versa.
A distribuição da população brasileira decresce em relação aos negros, segundo dados a maioria da sociedade negra não possui o= mesmo grau de escolaridade dos brancos, possui uma renda família de metade de um salário-mínimo sem capital pra sustentar uma Universidade particular.
Para o individuo se beneficiar das Cotas é preciso assinar um termo autodeclarando sua raça ou este passa por uma entrevista, que muitas vezes pode causar polêmica, pela circunstância de ser atribuídos propósitos diferentes para pessoas da mesma raça. Sem conta que tem que se encaixar nas regras da instituição respeitando com isso seus respectivos honorários.
Mas será que o Governo está mesmo preocupado com a desigualdade social ou ele quer que a media educacional do país desenvolva? Muitos negros ricos que estudam em