Sistema de cotas no brasil
O sistema de cotas é uma estratégia política que busca a inserção, nas universidades federais, de segmentos historicamente explorados. Esse modelo de políticas sociais implantado no Brasil propõe minimizar os efeitos da discriminação principalmente contra os negros.
A atenção à questão social tem como propósito regular os conflitos, respondendo às reivindicações da sociedade e assim manter a ordem capitalista.
Temos experimentado desde o primeiro ano do governo Lula a implantação de políticas assistencialistas à população carente, o que para alguns estudiosos a responsabiliza e a culpa por sua penúria social. O que se percebe é a cronificação do combate à pobreza e diante desta realidade o governo vem operando com um novo modelo denominado Políticas de Ações Afirmativas, cuja representatividade ocorre pela política de cotas.
Às universidades cabe agora o papel de resolver a questão social que durante anos prejudicou as classes pobres e a discriminação aos negros. No entanto, tem gerado discussões quanto à aplicabilidade deste sistema, já que poderá desqualificar o ensino superior ou mesmo gerar vagas ociosas. Pode ocorrer também uma pressão por parte das universidades federais sobre os governos em prol de maiores investimentos nos ensinos médio e fundamental públicos.
Conclui-se que o descaso do governo com o ensino público, a dificuldade de controlar a pobreza e a discriminação contra os negros tem sido as causas pelas quais o governo tem tanto interesse em adotar o sistema de cotas. Mesmo com essas medidas as universidades federais não têm vagas para todos que precisam e as mazelas sociais ainda não serão resolvidas, apenas mascaradas pelas