cosmeticos termais
Resumo:
A água cobre sete décimos do nosso planeta, sendo que não existe ser vivo que sobreviva sem sua existência. O organismo humano adulto é constituído de mais de 60% de água. O uso terapêutico das águas termais surgiu com a civilização grega, no qual essa prática era acompanhada de massagens e dietas especiais. As termas eram construídas, propiciando às famílias ricas um conjunto de facilidades destinadas, sobretudo, ao repouso e ao divertimento. Hoje, existe uma grande preocupação com a manutenção da saúde também no seu aspecto preventivo. Sabe-se que as águas termais possuem grande valor terapêutico, sendo empregadas em banhos e também em diferentes tipos de cosméticos. A água está presente em grande proporção nas formulações cosméticas. Entretanto, não são todas as formulações cosméticas que se utilizam dos benefícios das águas termais. Essas águas agregam valor aos produtos cosméticos por terem diversas funções como umectar, limpar, descongestionar, tonificar, além se ser coadjuvante nos tratamentos dermatológicos.
Introdução:
A relação homem/água remonta aos primórdios do ser humano na face da Terra. A água cobre sete décimos desse planeta e não existe ser vivo que sobreviva sem sua existência, pois ela é veículo para elementos indispensáveis à vida, sendo o organismo humano adulto constituído de mais de 60% de água. Acredita-se que o uso terapêutico das águas começou quando o homem pré-histórico notou que quando lavadas, as feridas saravam mais rápido, ou que poderia-se diminuir suas dores se imergisse a região afetada.
As estâncias hidrominerais, climáticas, termais e litorâneas possuem recursos que por si só podem ser utilizados de forma muito benéfica para o organismo humano. O aproveitamento dos recursos naturais de forma a produzir efeitos terapêuticos é o que define o conceito de termalismo (thermai, do grego, e thermae, do latim, referem-se a banhos quentes). A palavra termalismo é utilizada de maneira genérica para