Argila
Estética e Cosmética
Argila, Fango e Água Termal
Mônica Fonseca
Ribeirão Preto
Abril 2013
A Argila
As argilas são rochas sedimentares compostas de grãos muito finos de silicatos de alumínio, associados a óxidos que lhes dão tonalidades diversas. É formada pela degradação de certas rochas e embebida em água, formam uma pasta mais ou menos plástica que pode ser moldada.A argila tem um poder de curar, muito grande.A argila refresca, desinflama, descongestiona, purifica, cicatriza, absorve e acalma, é um laboratório de vida e jamais nos prejudicará. Pode-se usar a argila medicinal em uso interno e externo. Ela serve para:
Inflamações do útero - cataplasma sobre o ventre se elimina a causa desse mal.
Úlceras e Gastrite - cataplasma sobre o ventre todos os dias durante algumas horas.
Eczemas - é preciso limpar o sangue. Aplicar uma camada de 2 cm de argila em cima, depois lavar com suco de limão ou chá de confrei. Tomar uma colherinha de argila com água em jejum. Polvilhar com pó bem fino de argila pura.
Erisipela - cataplasma fria de argila resolve.
Febres internas e externas - deve-se aplicar continuamente argila fria até a febre desaparecer.
Infecções - usar cataplasma de argila com carvão moído ou então malva branca ou babosa.
Prisão de Ventre - em uso interno, em algumas pessoas apenas, ela provoca prisão de ventre tomada em jejum. Tomando à noite isto é difícil de acontecer.
Doenças dos Nervos - a argila é o melhor calmante que existe para os nervos. Portanto caminhar descalço na terra ou grama molhada de manhã cedo é remédio especial.
Picadas Venenosas - a argila absorve os venenos das picadas de insetos. É preciso colocar já a argila úmida no local da picada e trocar frequentemente como faz o índio. Não se deve demorar, para que o veneno não se espalhe no sangue.
Cólicas dos Rins, Fígado e Vesícula - o cataplasma de argila ajuda porque a terra é o maior calmante de