aguas termais
Água Potável: recebe tratamento específico para abastecimento de residências. Para ser potabilizada, a água precisa ser incolor, inodora, conter alguns sais minerais naturais costuma-se acrescentar à água sais de flúor,o que isenta de micróbios causadores de doenças.
Águas termais: são as minerais não potáveis além de serem agradáveis para banhos de imersão, as águas provenientes das camadas profundas do subsolo, quando afloram, são ricas em minerais e gases diluídos em suas composições, tornando estas águas medicinais ou com propriedades terapêuticas.
A diferença entre a água Potável as águas termais é que a água potável é uma água pobre , quimicamente tratada, geralmente com pH ácido e proveniente das estações de tratamento. Já as águas termais são águas naturais ,como origem de lençóis aquíferos subterrâneos milenares geralmente com o pH alcalino, e ricas em sais minerais.
Pode ser indicado beber água termal para fins terapêuticos desde que seja potável pois a água mineral tem quase as mesma propriedades que as águas termais a única diferença é que contém menos sais do que as águas termais usadas em cosméticos. Os Estudos Científicos comprovaram o poder que as aguas termais tem em aliviar várias doenças, sinusite ,as doenças reumáticas passando pelos problemas respiratórios em geral.
Indicações Terapêuticas das Águas Termais
Doenças Cutâneas
Doenças Reumáticas e Músculo- esqueléticas
Doenças Metabólicoendócrinas
Doenças do Aparelho Circulatório
Doenças das Vias Respiratórias
Doenças Digestivas
Convalença e Recuperação
Tipos de Tratamento
Hidropinia
O consumo de água termal
Nesse tipo de tratamento, as vocações terapêuticas das aguas parecem depender fundamentalmente das suas características físico- químicas .
Algumas Ações Terapêuticas
Águas bicarbonatadas Gastrite