coruja de minerva
Por que pensamos como pensamos?
Por que falamos como falamos?
Por que agimos como agimos?”
Marilena Chaui
I - Investigar exige um método 1
Deve-se filosofar, ou não se deve : mas para decidir não filosofar é ainda e sempre necessário filosofar; assim, pois, em qualquer caso, filosofar é necessário.
Aristóteles
Toda viagem propõe o desconhecido: a surpresa e a experiência, se não é o que se busca, é o que não se pode evitar. Por isso a nossa atitude de preparação antes de iniciar a viagem. Ela é espontânea e sinal daquela prudência mínima que caracteriza as pessoas sensatas. Por algum motivo importante, você está iniciando uma viagem: uma viagem ao mundo da Filosofia. Que mundo é este, ainda não sabemos. Mas devemos nos certificar de que estamos preparados para a experiência filosófica a iniciar.
Quando fazemos uma viagem, a nossa experiência comum procura os motivos que justificam o esforço da preparação e da caminhada. Também, neste caso, a experiência comum é um guia precioso, embora as paisagens que iremos contemplar não sejam as mesmas que uma viagem comum nos ofereceria. O nosso destino, o mundo da Filosofia, é um mundo imaginário, como tantos outros; como o da arte, o da ciência, o da religião, o do mito, e outros que participam do universo imaginário do homem. Seria muito bom que de início você tivesse consciência de que o mundo da filosofia ocupa um lugar privilegiado no