Cortiço
O Cortiço
De Aluísio Azevedo.
Introdução
Neste trabalho falaremos sobre o livro “O Cortiço”, primeiramente iremos dar introdução ao que foi o realismo para entendermos melhor o objetivo de Aluísio Azevedo ao escrever ‘O Cortiço’.
Esmiuçaremos este livro explicando o seu objetivo, enredo, o assunto de que ele se tratava, o tempo, espaço, ambiente em que foi apresento pelo autor. Falaremos sobre personagens que compõe a história e também sobre o autor Aluísio Azevedo. Para que o leitor deste trabalho possa obter total conhecimento sobre esse livro que é o terceiro livro obrigatório das principais universidades públicas.
O Realismo
O termo realismo, de uma maneira geral, é utilizado na História da Arte para designar representações objetivas, sendo utilizado como sinônimo de naturalismo.
Normalmente implica numa não idealização dos objetos representados e numa preferência por temas ligados ao homem comum, bem como à existência cotidiana.
Esse movimento, especialmente forte na França, reagia contra o Romantismo e pregava o fim dos temas ligados ao passado (como temas mitológicos) ou representações religiosas em nome de uma arte centrada na representação do homem da época, em temas sociais e ligados à experiência concreta.
O objetivo maior da teoria realista consiste em explicar a realidade como ela é de fato e não como ela deveria ser, explicando as causas e consequências do comportamento humano, apresentando a essência humana como ela realmente é: sem fantasias e sem máscaras.
Possuía um forte caráter ideológico, marcado por uma linguagem política e de denúncia dos problemas sociais como, por exemplo, miséria, pobreza, exploração, corrupção entre outros. Com uma linguagem clara, os artistas e escritores realistas iam diretamente ao foco da questão, reagindo, desta forma, ao subjetivismo do romantismo. Uma das correntes do realismo foi o naturalismo, onde a objetividade está presente, porém sem o conteúdo ideológico.
O Cortiço