Alcance
Objetivo:
Experimento realizado para fazer medições de alcance de uma esfera de aço lançada de uma altura base com o intuito de verificar os seguintes tópicos:
*Determinar o alcance de uma esfera em um plano inclinado.
*Verificar se a massa do projétil interfere no lançamento.
Introdução Teórica:
A experimentação realizada foi em virtude do lançamento horizontal, onde um projétil foi lançado de um plano inclinado de algumas alturas tendo um alcance determinado.
O lançamento horizontal pode ser considerado, de acordo com o principio da simultaneidade, como o resultado da composição de dois movimentos simultâneos e independentes: queda livre (movimento vertical, sob ação exclusiva da gravidade, sendo uniformemente variado, pois sua aceleração se mantém constante) e movimento horizontal (movimento uniforme, pois não existe nenhuma aceleração na direção horizontal; o móvel o realiza por inércia, mantendo a velocidade com que foi lançado).
Em cada ponto da trajetória, a velocidade resultante do projétil, cuja direção é tangente à trajetória, é dada pela soma vetorial da velocidade horizontal que permanece constante, e da velocidade vertical, cujo módulo varia, pois a aceleração da gravidade tem direção vertical.
Assim, no lançamento horizontal, à medida que o móvel se movimenta, o módulo de sua velocidade cresce em virtude do aumento do módulo da componente vertical.
Materiais e Métodos:
-Trilho de ar
-Trena
-Papel sulfite
-Papel carbono
-Esfera de aço
Coloca-se a folha de papel carbono entre as duas folhas de papel sulfite, de modo que estas não se movimentem ao decorrer do experimento, e de tal modo que o fio de prumo fique próximo ao lado menor e sobre as folhas.
Utilizando-se do prumo, marca-se no papel a posição inicial, que fica verticalmente abaixo do parafuso suporte, na saída da rampa, depois de marcado a posição inicial, se solta as dez vezes a esfera do ponto existente na escala da rampa. Ela irá correr