Fisica alcance
(h0) de 15 com medido com um paquímetro. Ao se realizar os lançamentos das alturas (h) de 10 cm até 04 cm. Em cada altura a esfera foi lançada cinco vezes e o valor médio dos alcances foi utilizado. Ao concluir o experimento foi visto que havia um erro de medição da altura base (h0) de ± 4 cm. Introdução
O Lançamento Horizontal é o resultado da composição de dois movimentos simultâneos: a queda livre (movimento vertical, sob a ação da gravidade) e o movimento horizontal (movimento uniforme, pois não há aceleração na horizontal).
Em cada ponto da trajetória, a velocidade resultante do projétil, cuja direção é tangente à trajetória, é dada pela soma vetorial da velocidade horizontal que permanece constante, e da velocidade vertical, cujo módulo varia, pois a aceleração da gravidade tem direção vertical.
Assim, no lançamento horizontal, à medida que o móvel se movimenta, o módulo de sua velocidade cresce em virtude do aumento do módulo da componente vertical.
Fundamento teórico As fórmulas utilizadas para se fazer o experimento foram:
MCEEU (1)
2CEmv (2)
Umgh (3)
0xxvt (4) yyvtgt (5)
Ahhh (6)
( )7 ahe (7)
As fórmulas (1), (2) e (3), foram utilizadas para se encontrar o valor da velocidade da partícula no eixo X
(Vx), sendo a equação (2) também utilizada como sendo a Energia Cinética Rotacional. A equação (5) foi utilizada para se encontrar o tempo e se substituir o valor em (4), onde se foi encontrado o alcance da esfera de aço.
A equação (6) foi utilizada para se encontrar a altura real da esfera a partir da altura base (ho) e da altura medida pela régua (h).
A equação (7) foi utilizada para se encontrar o valor verdadeiro de h0 com base nos dados recolhidos nos experimentos, onde o valor teve um erro de ± 4 cm do valor medido com o paquímetro.
Procedimento Experimenta Primeiramente o tripé com a base de